Veja como vão funcionar alguns serviços no feriado ao 2 de julho; balões infláveis seguem proibidos, faixas e cartazes, também

Desfile em homenagem à independência do Brasil na Bahia deve ter várias manifestações políticos por causa do ano eleitoral

Por causa dos festejos em homenagem ao 2 de julho, data em que se comemora a Independência do Brasil na Bahia, alguns serviços da Prefeitura de Salvador vão funcionar em esquema especial na próxima segunda-feira. A festa principal tem o desfile que sai do Largo da Soledade em direção ao Campo Grande, e que neste ano traz o tema “Luta pela Paz”.

Trânsito

A Transalvador fará o desvio de tráfego e montagem de barreiras em diversas vias, entre os dias 1º e 10 de julho. Em Pirajá, na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteon, o estacionamento de veículos estará proibido no domingo (1), das 07h às 18h; na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), das 17h à 1h do dia subsequente, e na sexta-feira (8), das 7h30 à 1h do dia subsequente. A opção de tráfego são as Ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas. Já os veículos do Sistema de Transporte Coletivo deverão utilizar o terminal da Rua Nova.

A partir de 0h do dia 2, no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal também ficam proibidos estacionamento e circulação de veículos. A partir das 5h do dia 2, o estacionamento será proibido na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro – nas regiões de São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês, e Passeio Público -, e no Largo do Campo Grande.

A circulação de veículos estará proibida a partir das 13h de segunda-feira (2), na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro – nas regiões de São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês, Passeio Público e no Largo do Campo Grande.

Os veículos do Sistema de Transporte Coletivo terão como opção de tráfego, sentido Centro, a Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes, Rua Quinta dos Lázaros, Rua General Argolo. Já saindo do Centro, estes veículos terão como opção de tráfego o Largo Dois Leões, Av. Glauber Rocha, Rua Quinta dos Lázaros, Rua Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz, Rua Lima e Silva.

A partir das 05h de segunda-feira (02), será realizado desvio do tráfego de veículos da Rua Lima e Silva para a Rua Pero Vaz, ambas no bairro da Liberdade. A Rua Emídio dos Santos, no Barbalho, terá sentido duplo de tráfego no trecho entre a Rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos, das 8h às 12h do dia 02. Também haverá corredor especial de tráfego, exclusivamente para veículos credenciados, na Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho, e Rua Campos França (contra-fluxo). Serão instaladas 47 barreiras, entre fixas e móveis, a partir da noite de domingo (01).

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde estará com uma ambulância de plantão desde sábado (1º), quando ocorre a chegada do fogo simbólico em Pirajá. Uma unidade de suporte básico ficará estrategicamente estacionada no Largo de Pirajá para dar suporte aos cidadãos que precisarem de atendimento em saúde.

Durante o cortejo que sai do Largo da Soledade em direção ao Campo Grande, no Dia Dois de Julho, uma ambulância básica e uma dupla de “motolâncias” acompanharão as pessoas que participarem das comemorações. As Unidades de Pronto Atendimento dos Barris e Brotas também funcionarão como retaguarda para receber possíveis remoções.

Ordem pública

A Secretaria Municipal de Ordem Pública vai atuar com um efetivo de 30 agentes de fiscalização, que irão ordenar o trecho por onde passará o desfile do Dois de Julho. A Subcoordenação de Combate à Poluição Sonora irá manter o pronto atendimento com base nas denúncias do Fala Salvador (156), além do monitoramento dos carros de som que vão para o circuito.

Semps

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) atuará com duas linhas: Atendimento à população em Situação de Rua e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O atendimento à população em situação de rua tem como objetivo de oferecer oportunidades de vida com dignidade, aproveitando as alternativas oferecidas pelo município, realiza ações de abordagem social periódicas à população em situação de rua em toda a cidade. Já o PETI é voltado à erradicação do o trabalho infanto-juvenil, por meio da transferência de renda, do acesso e permanência na escola, acesso à saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura, bem como, a convivência familiar e comunitária.

Salvamar

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) irá trabalhar com um efetivo de 80 homens no trecho de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, área de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, durante o feriadão. Serão 30 postos fixos e quatro volantes.

Sedur

Os blimps, balões infláveis com publicidade, não poderão ser utilizados durante o desfile. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) reforça a proibição baseada no decreto 29.318/2017. Também são proibidos faixas, placas e painéis publicitários. O descumprimento da norma durante o desfile acarretará em multa e apreensão, com possível inutilização dos materiais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*