Semana da Marinha terá simulador de navegação no Farol da Barra; confira a programação

Tiros de canhão vão ser disparados por um navio que estará na Baía de Todos os Santos para marcar a abertura das comemorações

Farol da Barra, Salvador, local da exposição em homenagem à semana da Marinha(Foto: #AnB)
Farol da Barra, Salvador, local da exposição em homenagem à semana da Marinha(Foto: #AnB)

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realiza nesta quarta-feira(13), a cerimônia militar do Dia do Marinheiro, em homenagem ao aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil (MB). A cerimônia começa às 11h, no Forte de Santo Antônio da Barra, onde estão localizados o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia.

Haverá o hasteamento do Pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado por salva de 19 tiros de canhão disparados por navio da Marinha, a condecoração de personalidades e autoridades civis e militares com a Medalha “Mérito Tamandaré” e a premiação de estudantes vencedores do concurso de redação da “Operação Cisne Branco”, incluindo o baiano Matheus de Souza, vencedor nacional no ensino fundamental.

Na Bahia, o Dia do Marinheiro tem um significado especial, pois entre 1844 e 1846 o Almirante Tamandaré comandou, ainda como Capitão de Fragata, a Divisão Naval do Centro, Organização Militar sediada em Salvador/BA, percussora do Comando do 2º Distrito Naval. Também foi nos mares da Bahia que o Almirante Tamandaré teve seu batismo de fogo aos 15 anos, como voluntário da recém-criada Armada Imperial que, em 1823, combateu a esquadra portuguesa que se opunha à independência do Brasil.

Além da cerimônia do “13 de Dezembro”, as comemorações da Semana da Marinha em Salvador vão contar com exposição temática da Marinha do Brasil, contando com equipamentos militares, réplicas, vídeos, material de sinalização náutica, simulador de navegação, informações sobre segurança da navegação e informações que orientam como ingressar na Marinha.

O público terá acesso ao local da exposição, no Largo do Farol da Barra, a partir das 10h e poderá ter acesso a um simulador de navegação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*