Saúde Bucal: Cirurgião dentista dá dicas sobre procedimentos estéticos odontológicos

Hábitos que podem fazer a diferença evitando problemas de saúde decorrentes da falta de cuidado com os dentes são lembrados na semana em que o Dia do Dentista é comemorado

No semana em que é comemorado o Dia Nacional do Dentista e da Saúde Bucal, dicas importantes estão sendo dadas sobre os vários procedimentos estéticos dentários existentes no mercado que ajudam a melhorar o sorriso. Além disso, de acordo com os profissionais da área, tudo isso também é extremamente eficaz como medida suplementar à saúde bucal e para melhorar a autoestima de quem decide investir nessas tecnologias oferecidas pelo mercado.

O cirurgião dentista Rafael Brandão avalia que quando o sorriso não está contemplando todas as necessidades, tanto estéticas, quanto funcionais, isso é acaba sendo algo constrangedor. “O indivíduo começa a falar com a mão na boca, não quer sorrir, podendo causar depressão, transtornos de ansiedade, assim como o medo e a fobia de ir ao dentista, dentre outros fatores que causam um verdadeiro mal estar”, destaca.

Brandão relacionou alguns procedimentos que são importantes para a saúde e boa estética dos dentes:

CLAREAMENTO DENTAL

Para tirar manchas ou livrar-se dos dentes escuros, pode ser realizado um clareamento com moldeira ou a laser. No primeiro método, uma moldeira de silicone será feita a partir do formato dos dentes do paciente que, sob a orientação do dentista, aplicará um gel nas faces dentárias, em períodos determinados. O segundo método é mais rápido e eficiente, e deve ser realizado no consultório, em poucas sessões, com durabilidade que pode chegar a dois anos.

IMPLANTES DENTÁRIOS

Quem perdeu um ou mais dentes, por motivos diversos, poderá suprir os dentes ausentes por meio de implante, quando parafusos de titânio ou zircônia são inseridos nos ossos da maxila ou da mandíbula. Em etapa posterior, elabora-se a prótese dentária, feita de resina da cor dos dentes da pessoa, sobre os implantes já fixados.

FACETAS DE PORCELANA OU RESINA

Os laminados de superfície são ideais para reparar os dentes escurecidos ou com má formação anatômica. As maiores vantagens da técnica é que ela preserva a estrutura dentária, já que envolve apenas a face vestibular ou frontal dos dentes, e o material usado, sobretudo se for a porcelana, apresenta forte estabilidade de cor. Esse tipo de restauração pode ainda ser feita com resina composta, de aplicação direta na boca do paciente, ou com resina elaborada em laboratório, para fazer a colagem posteriormente.

ESTÉTICA DA GENGIVA

As pessoas que possuem gengivas escuras ou com manchas – normalmente os fumantes ou portadores de alguma enfermidade bucal – poderão aproveitar o clareamento ou peeling gengival, realizado sob anestesia. A técnica realiza uma leve remoção das células superficiais no tecido das arcadas dentárias e uma só sessão de 60 minutos é suficiente.

CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL

O objetivo é corrigir defeitos gengivais e nos tecidos moles da boca, como nos casos de retrações gengivais, alterações das papilas que ficam entre os dentes, ou prejuízos na altura ou espessura de certas áreas. Obviamente, as causas desses defeitos devem ser tratadas por completo antes da cirurgia, a qual visa corrigir os problemas posteriores, que afetam o sorriso do paciente.

RESTAURAÇÃO E REPOSICIONAMENTO DE DENTES

A restauração dental é uma das mais antigas maneiras de se tratar esteticamente os dentes, fazendo com que ele voltem à sua forma original e à sua função normal. Remove-se o que estiver deteriorado, e se coloca no lugar um material de reparo. O que é importante salientar nesse método é que novas técnicas e materiais vêm sendo desenvolvidos e empregados, além do ouro e do amálgama antigos, como novos modelos de resina e porcelana.

INVISALIGN SYSTEM

Trata-se de um discreto aparelho ortodôntico, que busca a correção de dentes separados de forma praticamente imperceptível. Esse método pode levar de alguns meses a até um ano e meio para chegar aos resultados pretendidos, e requer que o paciente faça visitas mensais ao dentista para acompanhamento.

Sobre os procedimentos estéticos Rafael Brandão ressalta que independente do método aplicado, o mais importante é a manutenção. “A busca pela estética dos dentes faz com que as pessoas busquem o tratamento o que é válido, mas infelizmente esquecem da manutenção que um fator determinante para que o resultado seja satisfatório. Em seis e seis meses as pessoas precisam voltar ao dentista, ou pelo menos uma vez ao ano, e se as pessoas que fizeram qualquer procedimento estético focarem na manutenção periódica de fato terão muito mais êxito no que refere a resultado a longo prazo”. esclarece o especialista.

Saúde bucal

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada os dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e é indispensável o uso do fio dental. Tudo isso faz com que o mau hálito deixe de ser um problema permanente.

O cirurgião reforça a importância de manter uma boca saudável para o bem-estar geral das pessoas. “Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. As pessoas devem ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais” finaliza o cirurgião dentista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*