Recadastramento eleitoral: atendimento a eleitores vai ocorrer neste sábado e domingo

Grande preocupação é com o prazo para o cadastramento biométrico que termina dia 31 de janeiro e não á previsão de prorrogação

Faltando menos de 20 dias para o fim do recadastramento eleitoral obrigatório na Bahia, a procura pelos postos e cartórios da Justiça Eleitoral tem aumentado e as dificuldades são cada vez maiores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), entre os dias 2 e 10 de janeiro de 2018, 82.694 eleitores da capital foram atendidos. O número corresponde ao atendimento realizado nos 27 postos de atendimento da cidade. No fim de semana, o atendimento vai ser realizado, com abertura de postos no sábado e domingo.

Além do TRE-BA, o posto eleitoral implantado na Estação Pirajá do Metrô também oferece os serviços da Justiça Eleitoral aos sábados. No local, o atendimento acontece das 7h às 12h, mediante distribuição de senhas.

Na sede do TRE, no Centro Administrativo da Bahia(CAB), 41.832 eleitores fizeram o recadastramento. No local, o atendimento ocorre por ordem de chegada, com horário de funcionamento das 8h às 18h. Na sede, conforme determinação do presidente do TRE-BA, desembargador José Rotondano, todos os eleitores que conseguem ocupar lugar na fila antes do horário limite(18h) são atendidos.

Locais de atendimento

Além do atendimento na sede do Eleitoral baiano, os eleitores podem buscar realizar o recadastramento biométrico em outros sete postos de atendimento espontâneo, quando não há necessidade de agendamento prévio. Confira as unidades: Estação Pirajá do Metrô, Estação Bonocô do Metrô, Estação Ferroviária da Calçada, Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria da Fazenda, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e Ministério Público. Somente na sede do TRE-BA o atendimento é realizado por ordem de chegada. Em todos os outros postos há distribuição de senhas, com vagas limitadas.

Reforço

Para atender os mais de 800 mil eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico, o TRE-BA adotou um esquema especial de funcionamento para o mês de janeiro. A principal medida é a abertura da sede, no CAB, aos sábados de janeiro, das 8h às 18h. Além disso, a sede também funcionará nos dois últimos domingos do mês, dias 21 e 28 de janeiro.

Os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral até a data limite terão seus títulos cancelados. Além de não poder votar nas Eleições 2018, o eleitor ficará impossibilitado – por exemplo – de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR O RECADASTRAMETO BIOMÉTRICO

 Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);
 Comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses), conforme abaixo: – em nome do eleitor; – em nome de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco);
 Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos);
 Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.).

ATENÇÃO!

– A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, se não contiver a filiação;
– Os documentos apresentados devem estar em seu ORIGINAL;
– Se você tiver o Título Eleitoral anterior, traga-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer o boletim de ocorrência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*