Prefeito deseja que modelo de patrocínio seja mantido em 2017

Segundo ACM Neto, cervejaria investiu R$ 25 milhões na capital baiana

ACM Neto fez balanço final do Carnaval na manhã desta quarta (10 (Foto: Valter Pontes/Agecom)

Mesmo sem saber se será ele o prefeito de Salvador em 2017, o que seria seu segundo mandato, ACM Neto defende a manutenção do atual modelo de patrocínio para o Carnaval do próximo ano. Promovido nos últimos três anos pela prefeitura, o modelo já garantiu nesse período R$ 100 milhões de retorno à cidade para investimento dentro e fora da folia. A informação foi anunciada pelo prefeito ACM Neto durante coletiva de balanço final da festa, na manhã desta quarta-feira (10), no camarote da prefeitura, no Campo Grande. O gestor também salientou que, com o fim do contrato com a maior patrocinadora, uma cervejaria, que destinou R$ 25 milhões ao Carnaval de 2016, a prefeitura vai abrir concorrência pública para novas empresas interessadas em investir na folia e na cidade.

“Muitas pessoas criticaram a Schin e no modelo que adotamos, mas ela foi parceira da cidade ao acreditar na festa e investir R$ 25 milhões em 2016”, pontuou ACM Neto, ao salientar que os recursos possibilitaram a viabilização da folia. “Com a abertura de nova concorrência, qualquer empresa interessada em participar do Carnaval vai ter essa possibilidade, sabendo que terá que investir na cidade para isso. Estamos todos publicamente convidados, inclusive as cervejarias. O que não pode é querer faturar milhões com uma festa desse porte e não querer investir nada em troca. Isso não vamos aceitar”, enfatizou ACM Neto.

O prefeito destacou que, mesmo num momento de crise na economia nacional, os patrocinadores apostaram no Carnaval de Salvador, destinando, no total, R$ 35 milhões – toda a festa custou R$50 milhões. “Temos que ressaltar isso. Não adianta querer tirar proveito político fazendo críticas sem fundamento. O modelo do patrocínio do Carnaval será mantido. Salvador não pode abrir mão disso. Quem investiu teve o retorno desejado porque fizemos a melhor festa de todos os tempos e quero agradecer a quem apostou nisso e convidar futuros interessados para fazerem o mesmo”, disse Neto.

Turistas e planejamento

Além da arrecadação com patrocínio, o Carnaval proporcionou à cidade retorno também para o setor de serviços. No ramo de hotelaria, por exemplo, a ocupação de leitos nos estabelecimentos próximos aos circuitos da folia foi de 100% e, no geral, a média ficou em 97% no período da festa.

ACM Neto também destacou que o planejamento para a maior festa popular de rua do planeta em 2017 será iniciado já nesta quarta-feira (10), independentemente de quem será o novo gestor da cidade no próximo ano. Para isso, além do modelo de patrocínio, que garante as ações de proteção de marca, também deverá ser ampliado o Expresso Carnaval, que transportou em 2016 cerca de 50 mil pessoas contra 27 mil em relação a 2015, além da melhoria do tráfego da Avenida Centenário – considerado o maior “gargalo” durante a folia. Este ano, mais de um milhão de pessoas curtiram a festa mais perto de casa. O prefeito reforçou ainda o aumento de 10% do número de foliões que utilizaram o transporte público para ir e voltar dos circuitos.

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