Porto de Salvador inaugura obras de modernização, depois de investimentos de R$ 27 milhões

Sistema de descarregamento de trigo vai dobrar a capacidade de armazenamento do produto

As obras de modernização da estrutura de recepção de trigo do Porto de Salvador estão prontas e vão ser inauguradas na quinta-feira(26). Com investimentos de R$ 27 milhões foram instalados um novo descarregador de grão de navios com sistema de aspiração e recolhimento de partículas em suspensão, três novos transportadores, um novo elevador de canecas e um equipamento de transferência com respectiva balança rodoviária, além de sistema que evita a poeira gerada com o manuseio do trigo.

O novo equipamento, de acordo com os técnicos, vai tornar o trabalho de descarregamento de trigo mais rápido, seguro e eficiente, garantindo ganho de produtividade nas operações com grãos, chegando a dobrar a capacidade de retirada de trigo dos navios de 150 toneladas/hora para 300 toneladas/hora. Outro impacto positivo será na logística e limpeza, já que o processo de atualização irá minimizar contaminações por efluentes e derramamentos de grãos na área do cais, a exemplo da geração de resíduos sólidos.

Instalado no atual Cais de Carvão, o novo equipamento fabricado pela suíça Bühler é composto por um descarregador tipo portalino, com uma lança de 22m de extensão dotada de conchas para entrada no porão de navios e um transportador, que leva o grão para o prédio da nova balança e de descarregamento de caminhões.

A implantação do novo equipamento foi feito pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a J. Macêdo, maior fabricante nacional de farinha de trigo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*