Morre o Capitão Assunção, aos 81 anos de idade

Um dos mais atuantes comandantes do Tiro de Guerra de Jacobina vai ser enterrado nesta segunda-feira(7)

Morreu na noite deste domingo(6), o capitão da reserva do Exército, Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, 81 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital Português, em Salvador, desde a semana passada. O capitão Assunção, como era conhecido, é natural de Salvador mas estava radicado em Jacobina, Piemonte da Chapada Diamantina, há cerca de 40 anos.

Após dirigir o Tiro de Guerra de Jacobina por vários anos, o militar, que também foiu professor de um colégio público naquela cidade, ainda dirigiu a Secretaria de Esportes de Jacobina e apresentava programa de serestas, em rádios locais.

Mas foi no incentivo ao esporte em que ele mais se destacou na cidade, promovendo a Corrida Duque de Caxias, realizada sempre na Semana do Exército. O evento entrou para o calendário de eventos de Jacobina, por mobilizar a população local e atrair participantes de várias partes da Bahia e até de outros estados. A prova de atletismo tinha como diferencial a premiação para, pelo menos, metade dos participantes, graças ao empenho de Assunção junto ao comércio e órgãos públicos que ofereciam troféus e outros prêmios.

Por causa do sucesso da Corrida Duque de Caxias, promovida pelo Tiro de Guerra de Jacobina, sob o comando do militar, a Força Aérea Brasileira fez uma homenagem a ele, com exibição na cidade, nos anos 1980, da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação do grupo que saiu de Pirassununga, São Paulo, para o interior da Bahia, acabou atraindo um dos maiores públicos de todos tempos para assistir ao show aéreo em Jacobina.

Assunção acabou sendo vítima de um câncer de próstata e, quando a situação se agravou há cerca de dez dias, ele foi transferido para Salvador em um avião do Grupamento Aéreo da Polícia Militar(Graer), sendo internado na UTI. A gravidade da doença não permitiu, no entanto, que ele voltasse para Jacobina com vida.

O enterro de Assunção deve ser no fim da tarde desta segunda-feira(7), em Jacobina. Ele deixa mulher e cinco filhos.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*