Mais de 200 alunos de escolas públicas são atendidos em Odontomóvel da Ford

Atendimento é realizado em Camaçari, em programa especial para levar saúde bucal à comunidade

Já foram mais de 200 crianças atendidas e certificadas pelo Odontomóvel, em Camaçari(Foto: Divulgação)

Mais de 200 crianças foram atendidas pelo Programa de saúde bucal da Ford, o Odontomóvel, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O Centro Educacional Senhor dos Passos, em Barra do Jacuípe, é a 60ª instituição de ensino que recebe o certificado de saúde bucal Cárie Zero, um reconhecimento simbólico que atesta a passagem do consultório-móvel pela escola.

Alessandra Bispo, aluna do Centro Educacional Senhor dos Passos, só foi conhecer um consultório dentário aos 10 anos de idade. “No início ela teve medo de que fossem arrancar os dentes dela, mas vimos que os dentistas são excelentes e agora Alessandra realmente entendeu a importância da escovação.”, relata a mãe, Jéssica Silva, ao se lembrar dos receios no início do tratamento.

Alessandra Bispo, com o certificado de atendimento da Ford em mãos(Foto: Divulgação)

Durante seis meses, foram concluídos 189 tratamentos e realizados 1.485 procedimentos clínicos, atendendo a 205 crianças. Desde a sua criação, em 2011, mais de 73 mil procedimentos de saúde bucal foram feitos no município baiano.

A diretora do Centro Educacional Senhor dos Passos, Alga Teixeira Borges, relatou a importância do projeto. “O programa foi de muita valia para nossa comunidade escolar. Eu percebia que muitas crianças tinham problemas odontológicos, principalmente dores de dente. Com o atendimento do Odontomóvel, as crianças deixaram de se queixar das dores e aos poucos os problemas foram sanados. O programa conseguiu atender a todos os alunos com excelência, sendo reconhecido através de diversos elogios por parte dos pais e de moradores locais.”

O atendimento foi realizado na unidade montada sobre um caminhão Ford F-350, que conta com a estrutura completa de um consultório odontológico para levar atendimento preventivo aos estudantes de 2 a 15 anos das escolas de Camaçari. Além da prevenção, o Programa Odontomóvel busca mobilizar, capacitar, conscientizar e propor uma mudança de atitude nas pessoas, sejam alunos, pais ou professores, em relação à saúde bucal. Em todo o Brasil, são quatro unidades em funcionamento, sendo duas na Bahia, uma em São Paulo e outra no Ceará.

Como este, outros programas de responsabilidade social da Ford no Brasil são realizados em parceria com o Ford Fund, braço filantrópico da Ford Motor Company. Há mais de 65 anos, o Ford Fund trabalha para melhorar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor, investindo em programas inovadores e concentrando esforços em vida comunitária, educação e direção segura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*