Ford vai mostrar como produz os seus carros durante Campus Party Brasil, na Fonte Nova

Visitantes poderão testar, também, o funcionamento do Boné Alerta, tecnologia inovadora para ajudar os caminhoneiros a combater o sono ao volante

A Ford, única empresa do setor automotivo a patrocinar a Campus Party Brasil, de 17 a 20 de maio, na Arena Fonte Nova, vai apresentar em seu estande, na área Open Campus, algumas das etapas do processo de criação e desenvolvimento dos veículos da marca. Para isso, apresentará atividades baseadas no trabalho realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford em Camaçari, onde foram criados e são fabricados modelos que ganharam o mundo, como o Ka e o EcoSport.

Os visitantes poderão ver e participar ativamente das demonstrações interativas de tecnologias 3D e entender como é o trabalho da equipe do Five Lab(Ford Immersive Vehicle Environment), sistema imersivo de realidade virtual que transforma os dados de CAD (modelos geométricos) em protótipos virtuais altamente realísticos por meio de aplicações técnicas de renderização, iluminação, materiais e cores.

Haverá também a produção de sketches (desenhos) feitos pelos designers da Ford e a exibição de uma miniatura do Ka em clay, uma espécie de argila utilizada para fazer modelos físicos dos projetos em desenvolvimento. A diversão ficará por conta do Jogo dos 7 Erros, no qual os participantes deverão encontrar as diferenças entre a imagem do EcoSport Storm virtual e o modelo real exposto no estande. Quem acertar todos os desafios ganhará um copo colecionável.

A Ford ainda levará para a Campus Party Brasil, o EcoSport Storm, utilitário esportivo compacto verdadeiramente baiano, produzido na fábrica de Camaçari, onde nasceu o EcoSport, primeiro carro global da marca projetado no Brasil. O SUV conta com tração integral nas quatro rodas, transmissão automática e alto nível de tecnologia, incluindo o sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas.

O carro possui multifunções de telefone, áudio, navegação e incorpora também a Assistência de Emergência, recurso pioneiro introduzido pela Ford no Brasil, que faz ligação automática para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) por meio de um celular pareado, em caso de acidente do veículo com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Instalado em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o SYNC é o sistema multimídia líder da indústria.

Na Arena, haverá uma ação especial com o FordPass, plataforma de serviços e conveniência da marca para Android e iOS. Entre outras funções, a ferramenta oferece localização e preço de postos de combustível, estacionamento, pontos de interesse (como restaurantes, entretenimento e saúde), assistência 24 horas e agendamento de serviços on-line nos distribuidores Ford. Neste espaço, também serão realizados workshops com especialistas da Ford nas áreas de Design, Engenharia, Recursos Humanos e Experiência do Usuário (UX).

Boné Alerta

Os visitantes poderão testar o funcionamento do Boné Alerta, tecnologia inovadora criada no Brasil pela Ford Caminhões para ajudar os caminhoneiros a combater o sono ao volante e dirigir com mais segurança. Equipado com sensores capazes de interpretar os movimentos da cabeça do condutor para identificar sinais de fadiga, o boné avisa que é necessário parar e fazer um descanso por meio de três tipos de alerta – vibratório, visual e sonoro.

Formatura

No dia 17 de maio, durante a coletiva de imprensa da Campus Party Bahia, que terá início às 10h no Palco Principal, localizado na Arena, será realizada a formatura do Programa Ford de Educação para Jovens, iniciativa que oferece apoio educacional e treinamento técnico para alunos de baixa renda de escolas públicas de Camaçari (BA).

Palestra

No dia 18, às 15h, a Ford promoverá uma palestra para os campuseiros com o tema “UX da questão: o desenvolvimento de produto por meio do design centrado no usuário”, no palco STEAM. O palestrante Matheus Demetrescu, gerente de Experiência do Usuário da Ford América do Sul, falará sobre a importância de desenvolver qualquer produto ou serviço tendo sempre em vista o usuário como foco central. Segundo ele, é importante entender o contexto em que o consumidor está inserido e proporcionar-lhe experiências únicas, de modo a criar uma conexão emocional entre o cliente e a marca.

Complexo Industrial Ford Nordeste

A Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Nordeste, em outubro de 2001 e jáfabricou, em Camaçari, mais de 3 milhões de veículos. No mesmo espaço abriga a sede do Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo.

A Ford utiliza tecnologia de ponta, como realidade virtual e impressora 3D, para o desenvolvimento e produção de veículos. Uma fase importante e que otimiza o processo, encurtando o tempo de algumas etapas, é a de desenvolvimento virtual, que engloba as áreas de Engenharia e Manufatura. Neste momento, os especialistas da Ford fazem projetos e testam componentes, sistemas, o conjunto motor e transmissão, além dos próprios veículos em ambiente virtual, quando também é feita a simulação do processo de fabricação dos carros.

Durante o desenvolvimento virtual dos veículos é usado o Five (Ford Immersive Vehicle Environment). A aplicação dessa tecnologia já é utilizada há algum tempo no Centro de Desenvolvimento de Produto dos Estados Unidos. No Brasil, a equipe desta área, em Camaçari, começou a utilizá-la em 2014.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*