Espaços culturais não funcionam durante o carnaval

Programação prevê reabertura de alguns espaços somente em março

Com a proximidade do Carnaval, os espaços culturais gerenciados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) suspenderão suas atividades a partir do próximo domingo(19). Entre os espaços que não funcionarão no período carnavalesco estão o Teatro Gregório de Mattos (TGM), Casa do Benin e o Espaço Cultural da Barroquinha, voltando a funcionar normalmente apenas a partir da sexta-feira(03).

O Mercado Modelo, que também dá uma pausa nas suas atrações culturais por conta da festa, retoma suas atividades com o projeto Viver o Mercado logo na sexta-feira (03). Quem se apresenta é a banda Marana, que toca uma mistura de ritmos da música baiana, forró, maracatú, salsa, semba, ijexá, Samba de Roda e Reggae no Pôr do Sol no Mercado, às 17h.

No sábado (4), a programação no espaço continua intensa. Às 11h, o Segredos do Mercado recebe os visitantes com as Baianas vestidas à caráter, posando para fotos, contando a história do Mercado Modelo e distribuindo sorrisos e alegria para baianos e turistas. Encerrando a programação do fim de semana pós-carnaval no Mercado, no domingo (05), às 10h30, o Domingão no Mercado volta com o Maracatu Ventos de Ouro conduzindo o público num passeio musical dentro e fora do espaço.

Casa do Rio Vermelho

Jorge Amado e Zélia Gattai suspende as atividades no dia 24 de fevereiro e reabre as portas no dia 1º de março. A casa funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, incluindo feriados. A taxa de visitação custa R$20 (inteira). Grupos de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais que visitem o espaço com agendamento prévio possuem gratuidade. Já às quartas-feiras, a visitação ao memorial é gratuita para todos os públicos.

Já os Espaços Carybé das Artes, no Forte São Diogo, e Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, ficam fechados entre 21 de fevereiro e 1º de março, incluindo as áreas externas, conforme acordo com o Exército. Os fortes estão abertos de quarta a segunda, inclusive feriados, das 11h às 19h. O ingresso, com direito a ambos, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. A visitação é gratuita às quartas-feiras.

Ressaca

Para não deixar adormecer o clima carnavalesco, no sábado (04), às 17h, o Clube dos Caretas arrasta multidão na ressaca de carnaval do Pelourinho Dia e Noite. A ação faz parte do Música nas Esquinas, começando na Rua Direita do Santo Antônio. No mesmo dia, às 19h, o ijexá do Afoxé Filhos do Congo também se apresenta no Pelourinho com um cortejo pelas ruas e bares do bairro. Já no domingo (05), o Grupo Patuscada traz o melhor do chorinho para o público que for curtir o projeto Concerto nas Igrejas, que ocorre às 11h, no Museu da Misericórdia. A criançada também terá seu espaço com a ressaquinha de carnaval com o Playgrude, no Largo de Santo Antônio, domingo, às 16h, fazendo uma grande festa ao ar livre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO