Dieta: Conheça as 5 mentiras que não ajudam a emagrecer

pesquisa feita pela Proteste, com especialistas, esclarecem dúvidas de quem quer emagrecer

Para perder peso com saúde, a regra é simples: combine hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. Informações corretas também ajudam, e muito, nesse processo. Por isso, evite dar ouvidos aos mitos sobre emagrecimento existentes por aí. Confira alguns deles, obtidos através de especialistas e não se deixe enganar.

1. Para perder peso, nada de açúcar. 
Os açúcares simples, como a sacarose, presentes em doces e em bebidas açucaradas, por exemplo, são calorias vazias. Ou seja, não possuem nutrientes importantes, e, assim, devem ser eliminadas da dieta. Já os carboidratos, existentes em alimentos como cereais integrais e leguminosas, além de fornecerem calorias, trazem uma série de nutrientes importantes para o organismo. Entre eles estão: amido, fibra, vitaminas e minerais. Por isso, eles não podem ser ignorados quando o assunto é dieta equilibrada.

2. Beber água durante as refeições engorda.
A água não ajuda nem a ganhar nem a perder peso, pois não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a “enganar” a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação “beber água às refeições engorda”, no entanto, ainda precisa de provas.

3. Refrigerante “zero” é mais saudável e está liberado na dieta.
Refrigerantes são bebidas totalmente artificiais, compostas, em geral, por água gaseificada, açúcar, corante, aromatizante e acidulante. Assim, não trazem benefício algum a saúde. Pelo contrário, contribuem para obesidade, diabetes e intoxicação do organismo. Na versão “zero”, o açúcar é apenas substituído por adoçante artificial. Portanto, se a sua meta é emagrecer, opte por bebidas que contenham compostos naturais bioativos e antioxidante. Entre elas estão sucos de fruta e chás.

4. Se é light não engorda.
É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Porém, nada de consumi-los em excesso. É também importante frisar que uma dieta para perder peso deve ser baseada, sobretudo, em produtos frescos.

5. Transpirar emagrece.
Ao transpirar de forma intensa, você não só perde água, como sais minerais. Transpirar não é uma solução válida para perder peso – ao beber, os líquidos perdidos são recuperados. O que emagrece é o exercício. 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*