Não tem jeito. Todo ano é a mesma coisa. Talvez por nossas desculpas para enfiar o pé na jaca ou pela pressão do varejo, a Páscoa está associada a ovo de chocolate de maneira independente das comemorações e costumes religiosos. A nossa paixão por chocolate é exacerbada nessa época do ano.

No entanto, os primeiros ovos de Páscoa não eram de chocolate. Na Idade Média, eles eram de galinha ou pato e pintados à mão com cores vivas usando tinta vegetal e carvão. Os ovos de chocolate foram inicialmente feitos na Europa no início do século XIX, principalmente na França e Alemanha.

Os primeiros ovos de chocolate eram maciços e pesados já que as técnicas de usar moldes para fazer os ovos ainda não existia. Mesmo quando os moldes foram inventados, era necessário ter muita paciência para fazer os ovos; os moldes eram cuidadosamente pincelados com chocolate pastoso pois não havia produção industrial.

Além da história dos ovos de Páscoa, eu também acho fascinante como o sabor dos ovos muda significativamente de acordo com a origem do cacau. Os chocolates que consumimos no cotidiano ou que usamos para cozinhar, geralmente usam cacau de várias origens, porém os conhecedores de chocolate dizem que os melhores são aqueles feitos com cacau de origem única.

O chocolate feito com cacau da Venezuela geralmente é citado como amadeirado, sabor de mirtilo, frutas vermelhas, damasco, cítrico ou com um toque de especiarias dependendo da região do país onde o cacau foi produzido. O do Equador é intenso, com notas de amora, figo ou ervas. O da Indonésia tem notas de caramelo. O de Madagascar tem mais acidez.

Isso se deve ao fato de que fazer chocolate é uma alquimia que começa com o preparo da terra com o plantio da semente, sua germinação, crescimento e várias etapas até chegar aos frutos do cacau de onde extraímos a principal matéria prima do chocolate. Cada um desses processos orgânicos modifica o sabor do produto final, o chocolate. Os melhores chocolates representam a terra e o clima da origem do cacau.

Para essa receita de “Cheesecake de brownie com ovo de Páscoa”, eu testei chocolate de três origens diferentes na massa do brownie. O que mais me agradou foi um chocolate maravilhoso do Sul da Bahia contendo 75% de cacau que encontrei na feira de São Joaquim em Salvador. O seu sabor intenso e com notas de sapoti e marmelo se harmoniza perfeitamente com o cream cheese e a doçura dos ovos de Páscoa.

         Cheesecake de brownie com ovo de Páscoa   

                                                 (Serve 8 a 12 pessoas)

Tempo de preparo: 45 minutos de mão na massa, mais 45 minutos de forno

Equipamento especializado

Forma funda de bolo com fundo removível (23 cm de diâmetro), Batedeira elétrica,  Papel manteiga,  Fouet (batedor de arame),Ingredientes

Massa do brownie

  • 100g de manteiga sem sal (mais um pouquinho para untar a forma)
  • 150g de chocolate amargo ou meio amargo em barra picado (eu uso 75% cacau)
  • 150g de açúcar refinado
  • 50g de açúcar mascavo
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 80g de farinha de trigo

Massa do cheesecake

– 150g de cream cheese

– 160g de iogurte grego

– 50g de açúcar refinado

– 1 colher (chá) de extrato de baunilha

– 2 ovos grandes

– 30g de farinha de trigo

 – 65g de chocolate amargo ou meio amargo em barra picado (eu uso 75% cacau)

–  65g de chocolate ao leite em barra picado

Decoração de chocolate branco

– 150g de chocolate branco em barra picado

Decoração de chocolate ao leite

  • 100g de chocolate ao leite em barra picado

Decoração de ovo de Páscoa

8 ovos daqueles pequenos que vêm com um brinquedinho dentro, divididos em duas bandas (ou 8 ovos de Páscoa pequenos de sua preferência).

Modo de fazer

Massa do brownie

1. Pré-aqueça o forno a 180°C.

2. Unte a forma com um pouquinho de manteiga. Corte um pedaço redondo de papel manteiga e forre o fundo da forma.

3. Ferva um pouquinho de água numa panela na qual você possa acoplar uma tigela que aguente altas temperaturas sem deixar o fundo da tigela encostar na água. Coloque o chocolate picado e a manteiga na tigela, acople na panela e leve ao fogo baixo até tudo derreter em banho-maria. Mexa de vez em quando. Retire do fogo e espere o chocolate esfriar um pouco (pode ser morninho quase frio, mas não quente).

4. Quando o chocolate tiver esfriado, coloque o açúcar refinado, o açúcar mascavo, os ovos e o extrato de baunilha na batedeira e bata em velocidade média-alta por uns 2 ou 3 minutinhos até a mistura ficar esbranquiçada e cremosa (a mistura vai praticamente dobrar em volume).
4,5

5. Com a batedeira ainda ligada, vá acrescentando o chocolate derretido aos poucos. Deixe o chocolate se incorporar totalmente na massa.

6. Pare de bater, peneire a farinha de trigo na massa e misture com uma espátula ou colher para a mistura ficar homogênea.

7. Coloque na forma e reserve enquanto faz o massa do cheesecake.

Massa do cheesecake

1. Numa tigela, coloque o cream cheese, iogurte, açúcar, ovos e peneire a farinha de trigo. Misture bem com o auxílio de um batedor de arame.

2. Adicione o chocolate picado e misture para distribuir bem.

123. Coloque a massa do cheesecake delicadamente (com uma colher) sobre a massa do brownie.

4. Com o auxílio de uma faca de ponta arredondada ou garfo, misture um pouco da massa do cheesecake na massa brownie para criar um efeito bicolor.

5. Leve ao forno por 40-45 minutos ou até formar a superfície secar e a massa firmar um pouco (quando esfriar, vai endurecer mais).

6. Retire do forno, espere 1 minutinho e coloque a metade das bandas dos ovos de Páscoa sobre o cheesecake (reserve as outras metades).

Espere que derretam no próprio calor do cheesecake e deixe o cheesecake esfriar completamente na forma.

Decore com o resto dos ovos de Páscoa usando as bandas derretidas para ajudar a colar.

Agora prepare a decoração de chocolate branco e a de chocolate ao leite.

Decoração de chocolate branco

1 – Coloque o chocolate branco numa tigela que possa ir ao micro-ondas. Aqueça em potência alta por 1 minuto.

2 – Teste para saber se já está molinho ou se precisa de mais uns segundinhos.

Decoração de chocolate ao leite

1 – Coloque o chocolate ao leite numa tigela que possa ir ao micro-ondas. Aqueça em potência alta por 1 minuto.

2 – Teste para saber se já está molinho ou se precisa de mais uns segundinhos.

Finalizando

1 – Com uma colher ou saco de confeitar, coloque os chocolates derretidos sobre o cheesecake enquanto ainda estiverem morninhos (senão vão endurecer e você não vai conseguir usar para a decoração).

Sirva e seja feliz!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO