Criança deve comer no máximo 25 gramas de açúcar por dia

Açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias

A Associação Americana do Coração recomenda que bebês com menos de dois anos não devem consumir nenhum açúcar. Crianças e jovens de 2 a 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia.
Os primeiros anos de idade são importantes porque é quando as crianças desenvolvem as suas preferências de sabor, e elas podem vir a optar por alimentos mais saudáveis se não forem expostas a doces durante essa fase.
O açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionado aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo.
A professora Miriam Vos, da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, revela que o fato das crianças consumirem alimentos cheios de açúcar adicionado resulta na dificuldade de incluir alimentos saudáveis na alimentação delas.
“Tem havido uma falta de clareza e consenso sobre quanto açúcar adicionado é considerado saudável para crianças, então o açúcar permanece um ingrediente comumente presente em comidas e bebidas e o consumo geral por crianças permanece alto, a criança americana típica consome cerca de três vezes a quantidade recomendada”, disse Miriam Vos.
Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica)  mostrou que os adolescentes brasileiros seguem uma dieta de risco para problemas cardiovasculares, doenças renais e obesidade. O consumo de refrigerante e balas por jovens entre 12 e 17 anos supera o de frutas, verduras, hortaliças e suco natural.
Para Miriam Vos, o comportamento dos pais é crítico para mudar o hábito dos filhos.  “Beber água e servir de modelo para o seu filho também é muito importante”, informou.

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