Corrida de rua muda o trânsito em vários pontos de Salvador neste domingo(14)

É a primeira vez que esse tipo de corrida vai ser realizado em Salvador

No próximo domingo(14), vai haver alterações no trânsito da avenida Paralela, Centro Administrativo da Bahia(CAB), Av. Pinto de Aguiar e Av. Octávio Mangabeira (orla), por causa da corrida Asics Golden Run . As alterações no tráfego de veículos nesses locais, vai ser entre 4h e 11h da manhã, segundo a Transalvador.  Hoje, a empresa divulgou detalhes do que acontecer e as alternativas para os motoristas que precisam acessar locais próximos a essas áreas.

CAB

Veículos não poderão circular, entre 4h e 8h, dentro do CAB, na Avenida 5 sentido Avenida 2, entre a rotatória próxima à Secretaria Estadual de Educação e a rotatório próxima à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Serão também interditadas, entre 6h e 8h, a Avenida 2 e a Avenida 1, sentido Paralela, entre a rotatória da Secretaria do Trabalho e Ação Social e as imediações do Viaduto Engenheiro Leonel Brizola.

Av. Paralela

Já na Av. Paralela, o bloqueio ocorre no acesso ao Viaduto Engenheiro Leonel Brizola (via sentido rodoviária), entre 6h e 8h30. A opção de tráfego é, para quem deseja ir para Sussuarana, seguir pela Paralela, acessando a Avenida 4 e a Av. Ulisses Guimarães. No sentido Paralela, veículos que estiverem em Sussuarana deverão tomar a Av. Ulisses Guimarães e a Avenida 4. A faixa da direita da Av. Paralela no sentido aeroporto será bloqueada, das 6h30 às 8h, entre os viadutos Leonel Brizola e Canô Veloso.

Av. Pinto de Aguiar

Na Av. Professor Pinto de Aguiar sentido orla, haverá interdição entre o Viaduto Canô Veloso e a orla. A alternativa para os veículos que trafegariam pela Av. Pinto de Aguiar nesse sentido é buscar Av. Orlando Gomes. Em decorrência de desvio realizado no tráfego, os veículos oriundos da Av. Octávio Mangabeira sentido Pituba deverão seguir para a Av. Professor Pinto de Aguiar, das 06h30 às 8h. A opção é utilizar a Av. Paralela.

Orla

Haverá bloqueio da orla no sentido Itapuã, das 4h às 11h, entre os bairros do Costa Azul e de Piatã e entre o do Sesc e o Habib’s, ambos em Piatã. No período, veículos provenientes da Pituba sentido Itapuã terão como opção de tráfego as seguintes vias: retorno em frente ao Restaurante Bambara, Rua Arthur de Azevedo Machado / Costa Azul, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana, Av. Orlando Gomes, Av. Octávio Mangabeira.

A corrida

Salvador sediará, pela primeira vez, a meia maratona Asics Golden Run, com percurso de 21 quilômetros. O evento, organizada pela Norte Marketing Esportivo com a supervisão técnica da Federação Estadual de Atletismo e apoio institucional do Governo da Bahia, tem a expectativa de reunir seis mil participantes divididos em três categorias – Elite, Geral e pessoas com deficiência.

Com largada prevista às 6h30, no Centro Administrativo da Bahia, o percurso segue em direção ao Parque Metropolitano de Pituaçu e o contorna pela Avenida Professor Pinto de Aguiar até a Orla Atlântica.

A partir desse ponto, quando o GPS marcará seis quilômetros percorridos, o restante da corrida será exclusivamente na orla de Salvador, passando por praias como Jardim de Alah, Armação, Corsário, Jaguaribe e Piatã, onde acontece a chegada. Com isso, o percurso praticamente plano está garantido (são 156 metros de ganho de elevação). No total, a corrida terá duração de 3 horas e 30 minutos.

Atrações

Uma atração especial é a presença de música ao vivo: bandas estarão na altura dos KMs 8 e 16 para animar ainda mais os corredores. No total, sete UTI Móveis estarão à disposição em caso de emergência: seis ao longo do percurso e uma na linha de chegada. Em Salvador, a estrutura do evento contará com postos de hidratação a cada 3 KM.

Outras cinco AID Stations completas com gel de carboidrato, frutas, barrinhas, banheiro e UTI Móvel serão montadas nos KMs 6, 9, 12, 15 e 18. AID Stations são estações de suporte com suprimentos e atendimento médico de primeiros socorros para os participantes do evento.

Além disso, a experiência começa na véspera da corrida, na EXPO Asics Golden Run Salvador, localizado no Espaço Unique, na Avenida Tancredo Neves. Lá, além da retirada de chip e do kit de corrida, que poderá ser feito a partir do dia 12, os participantes irão curtir ativações ligadas à corrida de rua, conhecendo novidades do mercado e produtos especializados.

A Asics Golden Run existe há mais de quatro anos nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, e, além de Salvador, ocorre pela primeira vez em Lima, no Peru; Santiago, no Chile; e Buenos Aires, na Argentina.

Categorias

A corrida será disputada nas categorias individual feminino e masculino na distância de 21,097 KM, com percurso determinado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBA). Para participar da meia maratona de rua, é necessário idade mínima de 18 anos, conforme determinação da CBA.

Os inscritos já poderão retirar o kit de corrida entre 8h e 18h, no Espaço Unique, na Avenida Tancredo Neves, 1801, no Caminho das Árvores. O kit é composto por um número de peito, alfinetes, chip descartável, camiseta de poliamida, sacola de treino, viseira, toalha (pós-evento) e medalha (pós-evento). Os cinco primeiros atletas colocados na categoria masculina e feminina receberão troféu e o valor líquido de R$ 6 mil, 4 mil, 3 mil, 2 mil e 1 mil, respectivamente. De acordo com os organizadores, qualquer atleta participante da meia maratona poderá ser submetido a exames antidoping, a critério do Oficial Antidoping.

 

SEM COMENTÁRIOS