Sol, praia, mar, piscina, bronze… Desejamos tudo isso durante o verão! Mas como manter o bronzeado por mais tempo sem precisar se expor tantas vezes ao sol? Embora estejamos quase sempre dispostos a curtir a estação mais quente do ano, nem sempre isso é possível. Então, aqui vão algumas dicas de alimentos que podem auxiliar a manter uma “corzinha” por mais tempo neste verão.

 Em geral, alimentos que possuem uma substância chamada carotenoide favorecem o bronzeamento. Na lista, podemos incluir batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, espinafre, brócolis, opções que vão da cor amarela à avermelhada. O carotenoide também está presente na corrente sanguínea e em tecidos humanos e de outros animais.

Um dos tipos mais comuns dessa substância é o betacaroteno, que ao ser absorvido pelo organismo se transforma em vitamina A, agindo ativamente na recuperação da pele e auxiliando na formação da melanina, pigmento responsável por conferir o aspecto do bronzeado. Frutas e legumes de cores vermelha, laranja e amarela como cenoura, tomate, mamão papaia, damasco, beterraba, são ótimas opções. Também podemos usar os alimentos para reduzir a inflamação e proteger a pele dos danos causados pelo sol. Para estes casos, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes como frutas (uvas, morango, ameixa), legumes e verduras (espinafre, pepino, berinjela, pimentão), grãos e alimentos integrais (feijão, lentilha, aveia, quinoa).

Para manter o bronze em dia, no entanto, é necessário manter a ingestão diária desses alimento. Mas lembre-se, o uso do protetor solar é indispensável para proteger a pele contra os raios ultravioletas. Outra dica importante é tomar sol gradativamente, evitando a exposição em excesso, e evitar banhos quentes, que agridem a pele, além de manter a hidratação com óleos e cremes.

Não podemos esquecer também de manter a hidratação do corpo com ingestão de água e sucos naturais sem adição de açúcares e água de coco. Algumas combinações são bastante indicadas para o verão, como mamão com laranja; laranja com beterraba; cenoura com maracujá e beterraba, entre outras. A ideia é usar a criatividade a favor da hidratação da refrescância.

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