Confira os locais onde o banho de mar não está recomendado neste domingo em toda a Bahia

Contaminação da água é o principal problema encontrado nos locais não indicados pelas pesquisas

Porto da Barra está liberada para o banho de mar em todo o fim de semana, sem riscos de contaminação(Foto: #AnB)
Porto da Barra está liberada para o banho de mar em todo o fim de semana, sem riscos de contaminação(Foto: #AnB)

O domingo promete ser de sol forte com alguns períodos de chuva em diversas regiões da Bahia, especialmente no litoral. Mas o tempo firme vai prevalecer, apesar das nuvens, de acordo com os meteorologistas, o que faz aumentar a procura pelo principal lazer dos baianos: o banho de mar. E para proteger a saúde dos banhistas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos divulgou a relação das praias impróprias para este domingo e que, por isso, devem ser evitadas.

De acordo com a resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente(Conama) a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Veja os locais que não devem ser frequentados para o banho de mar:

Salvador

Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso a praia, fundo do Hospital São Jorge), Marina Contorno (entre a Marina e o Restaurante do Amado da Av.Contorno), Santa Maria (em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente a escada de acesso à praia), Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica), Ondina (Próximo a escada de acesso à praia, em frente ao posto BR e Hotel Bahia Sol), Ondina (próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Pituba (em frente a escada de acesso à praia, em frente a Portinox, na Rua Paraíba), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio(em frente ao posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de
Sergipe) e Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã).

Baía de Todos os Santos

Cabuçu (em frente às barracas), Mar Grande (em frente à Praça Principal, ao lado do Banco do Brasil).

Costa dos Coqueiros

Buraquinho (a cerca de 200 m da foz do rio Joanes) e Jauá (na Orla de Jauá, em frente ao Condomínio Sol do Jauá), Guarajuba (em frente ao restaurante Laguna).

Costa do Dendê

Não há irregularidades nas praias.

Costa do Cacau

Marciano (próximo ao Bar Litrão), Sul (em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus) e Opaba (próximo à barraca Brilho do Luau).

Costa do Descobrimento

Não há irregularidades nas praias.

Costa da Baleia

Não há irregularidades nas praias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*