Chuva atinge Salvador e Marinha faz novo alerta sobre mau tempo na Bahia, onde vento pode chegar a 74 km/h

Recomendação é que os navegadores evitem sair para o mar, especialmente em pequenas embarcações

Antes das 17h o tempo mudou em Salvador e o sol desapareceu. Nuvens escuras, com chuva, trovoadas e vento tomaram conta do cenário na capital(Foto: #AnB)

Começou a chover em Salvador e o clima mudou completamente na capital, com carros tendo que ligar os faróis por volta das 16h30. O vento forte também chamou a atenção e a trovoada não parou na capital. A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), informa que o Centro de Hidrografia da Marinha emitiu novos avisos de mau tempo, substituindo os anteriores, para as áreas marítimas e litorâneas adjacentes à costa baiana.

● Na área marítima compreendida entre Belmonte (BA), no sul do litoral baiano, e Ilhéus (BA), há aviso de vento forte de Nordeste/Noroeste, com velocidades entre 51 e 74 km/h e rajadas, até as 21h de domingo (10).

● Na área marítima compreendida entre Belmonte e Ilhéus, também há previsão  de mar grosso, com ondas de sudeste/leste, com até 5 metros de altura, válido até as 21h de domingo (10).

● Aviso Especial de Tempestade Subtropical, na área marítima compreendida entre Cabo Frio (RJ) e Caravelas (BA), a uma distância da costa de aproximadamente 144 km, movendo-se para sudeste, com ventos ciclônicos variando entre 62 e 87 km/h e rajadas de 75 a 101 km/h, a partir das 21h deste sábado (09) até as 9h da próxima segunda-feira (11).

Em decorrência das condições de vento forte, mar grosso e tempestade subtropical, a MB recomenda atenção aos navegantes. A utilização imprudente das embarcações é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal.

A Autoridade Marítima também recomenda que sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações nas proximidades da costa, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva. A MB permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo:

Serviço de Busca e Salvamento Marítimo(SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador.Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777
Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050
Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100
SALVAMAR LESTE: 185

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*