Baixas temperaturas e poucas chuvas marcam festejos juninos na Bahia

Sistemas meteorológicos de diferentes características atuam em áreas distintas do estado

Em Cruz das Almas, como em outras cidades do Recôncavo, céu deve se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas (Foto: Reprodução)

As condições do tempo previstas para a Bahia no primeiro fim de semana do inverno, que também coincide com o feriado de São João, não deve ter mudanças significativas. Sistemas meteorológicos de diferentes características atuam em áreas distintas do estado.

Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões oeste, São Francisco e norte, a massa de ar seco mantém o céu com poucas nuvens e sem chuvas, além de ter influência na umidade e nas temperaturas. Nessas regiões, durante o dia, a umidade pode chegar a 30%, nível preocupante para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria de no mínimo 60%.

Quanto às temperaturas, também são nessas regiões onde são esperados os maiores valores (máximas de até 35°C). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), essas máximas serão mais frequentes durante a tarde, quando as taxas de umidade atingem os menores índices, o que as tornam mais nocivas à saúde.

Para a faixa centro-leste, que abrange as regiões nordeste, Recôncavo, sul, sudoeste e Chapada Diamantina, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam tendo influência. O céu deve se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas são para as regiões mais próximas ao litoral, tanto do nordeste quanto do Recôncavo Baiano.

A condição de céu encoberto também influencia nas temperaturas, principalmente nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde são esperados os menores valores (mínimas de até 13°C), típicas do inverno. Essas baixas temperaturas e a umidade elevada aumentam a possibilidade de formação de neblina, especificamente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. A previsão de neblina também se estende para a região sul. Assim, mantém-se o alerta nessas áreas, sobretudo nas estradas, durante esse período de festas juninas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as temperaturas vão se manter amenas, com valores oscilando entre mínimas de 20°C e máximas 29°C, com prevalência de céu nublado a parcialmente nublado. Podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

Maré e radiação

Para o período entre quinta-feira (23) e domingo (26), a maré deve atingir a altura máxima no entre 5h e 9h e entre 17h e 21h, com valores variando de 1,7 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 23h e 3h (do dia seguinte) e entre 11h e 15h, com valores variando de 0,2 a 0,8 metro. As ondas devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

No mesmo período, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) devem variar de 6 a 8. Estes índices estão classificados pela OMS nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO


*