Antologia literária e fotográfica “Profundanças 2” é lançada no aniversário de Frida Kahlo

Além do lançamento virtual, será realizado um sarau gratuito em Itabuna

Nesta quinta-feira(06), somando-se às ações realizadas em todo o mundo em memória ao 110º aniversário da pintora mexicana Frida Kahlo, será lançado o livro “Profundanças 2: antologia literária e fotográfica”. A obra, organizada pela professora universitária, poeta, performer feminista, Daniela Galdino, reúne poemas, contos e crônicas de autoria de 16 mulheres, além de ensaios fotográficos que retratam o cotidiano dessas escritoras realizados por 19 ‘fotógrafos’. Resultado de uma ação colaborativa e sem fins lucrativos, o livro conta com talentos da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, e já está disponível para download gratuito.

Três anos após o lançamento do primeiro volume da antologia, “Profundanças” volta a dar corpo às narrativas e textuais visuais de autorrepresentações de mulheres, autoras inéditas em sua maioria, permitindo que leitoras/es as conheçam e se reconheçam por meio dos seus escritos. Considerado um espaço de diálogos, expansões artísticas e democratização, ao ser disponibilizado na internet, o livro poderá ser lido em diferentes contextos, por diferentes sujeitos, ampliando as possibilidades de experiências literárias. “Com isso, Profundanças representa as insurgências de quem, a partir de ações colaborativas, se dedica a rasurar a lógica de invisibilidade literária imputada às mulheres e que ainda impera no mercado editorial brasileiro “, explica Daniela.

Nesta segunda edição, a pluralidade de experiências e a dissidência de vozes encontram um ponto em comum que é a palavra escrita de artistas negras, não negras e trans não-binárias, que são: Aidil Araújo Lima (BA), Ana Mendes (RN), Andréa Mascarenhas (BA), Daniela Galdino (BA), Dayane Rocha (PE), Débora Ramos (PE), Erika Cotrim (BA), Haisa Lima (BA), JeisiEkê de Lundu (BA), Laiz Carvalho (BA), Larissa Pereira (BA), Lílian Almeida (BA), Mel Andrade (BA/SE), Miriam Alves (SP), Rita Santana (BA), Thalita Peixe de Medeiros (PE).

Já os ensaios fotográficos são assinados por Adrian Greyce, Ana Lee, Andrezza Tavares, Brenda Matos, Camila Camila, Catarina Barbosa, Cláudio Gomes, Haísa Lima, Henrique Valença, Inajara Diz, João Caique, João Santana, Josi Oliveira, Lanmi Tripoli, Leticia Ribeiro, Mariana Lisboa, Shai Andrade, Rodrigo Iris e Ytallo Barreto.

A produção ficou a cargo de Daniela Galdino, Edson Bastos e Henrique Filho, e tem Dandara Galdino, Jennifer Bonfim e Karine Fênix como assistentes de produção. A elaboração da capa é do designer de Profundanças 2, Ícaro Gibran, que tem como ilustradora, Bruna Risério. A divulgação conta com Jennifer Bonfim e Tacila Mendes na assessoria de imprensa e Mel Andrade como social media.

Lançamento

O lançamento virtual será nesta quinta(06) e pode ser acompanhado ao vivo pela internet. A partir disso, o livro ficará disponível gratuitamente, por tempo indeterminado, onde também é possível saber mais sobre os dois volumes de Profundanças.

No mesmo momento do lançamento, às 19h, o Instituto Hólon de Arte, Saúde e Educação (IHASE), na Zildolândia, em Itabuna, será palco de um Sarau que vai congregar a música de Bia Reis e Rapha Mota; Pedro Costa; Eloah Monteiro; e Rilson. A performance de Lorenza Mucida e do Grupo Vozes. Recital de Iolanda Costa; Walmir do Carmo. A Poesia sonora no “Abismo_Diverso” de Daniela Galdino e Daniel Puig. Um gira-poema com autoras do livro, exposição fotográfica de Mariana Lisboa e João Caique, Ana Lee, Haísa Lima, Catarina Barbosa, Brenda Matos e Manu Alves, além do Bazar das Comadres, onde será possível consumir boa comida e comprar artesanato. A entrada será gratuita.

Profundanças é um projeto totalmente colaborativo e desde 2014 se apresenta como primeira experiência editorial da produtora baiana Voo Audiovisual, que já vem se destacando no cenário estadual e nacional com projetos de cinema, teatro e formação de público para as artes. A realização do livro “Profundanças 2: antologia literária e fotográfica” tem caráter independente.

SEM COMENTÁRIOS