Ainda há vagas para jovens e adultos que querem voltar a estudar

Já são mais de oito mil inscritos em escolas municipais de Salvador

Continuam abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos(EJA) pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Diferente dos outros segmentos da rede municipal, a matrícula do EJA é exclusivamente presencial. O aluno ou o responsável deve ir até a unidade que pretende cursar para fazer a inscrição. O candidato deve ter mais 15 anos e sem ter concluído o ensino fundamental, mas pretendendo voltar a estudar.

Cursos nos turnos matutino e vespertino também são oferecidos este ano para o público do EJA. “É uma oferta mais condizente com o perfil desse público, inclusive com proposta pedagógica diferenciada”, salienta a secretária da Smed, Paloma Modesto. Quase oito mil alunos já estão matriculados. Estão sendo disponibilizadas 22 mil vagas em 141 escolas.

O ingresso de qualquer aluno à rede municipal pode acontecer durante todo o ano letivo, inclusive por motivos de transferências entre unidades. Especificamente com o jovem, adulo ou idoso, são considerados os processos de mudança (migratórios) ou relacionados ao mundo do trabalho.

Uma das preocupações da pasta é em manter esse educando nas salas de aula. “Temos discutido com nossos gestores e professores caminhos para tornar o processo educativo mais próximo da realidade do estudante. Em 2017 a Smed pretende implantar a andragogia, que é a arte diferenciada de ensinar aos jovens e adultos”, pontua Paloma Modesto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

*