A festa do teatro infantil brasileiro vai começar em Feira de Santana

Começa neste final de semana a 10ª edição do Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana(Fenatifs) que vai até o dia 12, também em outras cidades da região, com a realização de mais de 60 apresentações de grupos de nove estados do país. Este ano o Fenatifs faz reverência ao circo e ao palhaço como partes integrantes do teatro.

Além dos espetáculos, o Fenatifs terá quase 30 atividades paralelas, entre debates, oficinas, shows, filmes e rodas de bate-papo. As ações deste ano serão promovidas em 21 espaços de Feira de Santana e região (teatros, praças, escolas, centros culturais), com a expectativa de atender a cerca de 15.000 pessoas.

A abertura vai ser às 8 horas na Praça da Matriz, com a “Palhaceata”, encontro entre artistas e o público. Das 9 às 17 horas, o Museu Regional de Arte (MRA) estará aberto para visitação pública. A partir das 9h30, no Teatro do Cuca, será apresentada a intervenção “Sete Liste”, com Felícia de Castro. Ás 10h30, no mesmo local, a Turma do Biribinha (AL), encena o espetáculo “Mágia”.`A partir das 14 horas, apresentação do espetáculo “Mala sem Alça”, com a Cia. de Palhaço Orgânico (BA), na Feirinha da Estação Nova. No mesmo horário, no Parque da Lagoa, Rodrigo Robleño dirige a oficina “E o Palhaço, o que é?”. No Teatro do Cuca, às 16 horas, a Cia. Pé de Chinelo (SP) encena “SANANAB”.

O primeiro dia do Fenatifs será encerrado com o evento musical Jam na Cuca, atividade produzida pelo grupo Quaternária Instrumental e que conta com a participação de músicos convidados de Feira de Santana e região, a partir das 17 horas, no Tetro de Arena.

O festival tem como organizadora a Cia. Cuca de Teatro, de Feira de Santana formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos de cunho socioeducativos e culturais e com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.

Desde a 1ª edição(2008) o Fenatifs mais de 50% da sua capacidade de atendimento para que estudantes da rede pública possam ter acesso gratuito aos espetáculos nos teatros de Feira e nos espaços alternativos. As reservas podem ser feitas através do e-mail. fenatifs.agendamento@gmail.com

Para a comunidade em geral e instituições privadas os ingressos custam R$ 15,00, um incentivo para que os adultos possam ir com as crianças ao teatro. Além dos ingressos a preços populares o público também pode ter acesso aos espetáculos que são apresentados nas Mostras Jovens Talentos e Talentos Mirins doando 1kg de alimento não perecível.

O festival também oferece gratuidade nas suas atividades formativas que são compostas por oficinas, workshops, palestras, filmes, debates direcionados a todos os públicos, desde artistas, arte-educadores, profissionais liberais até pessoas interessadas em conhecer melhor o movimento artístico e cultural. Como colaboração, os participantes são convidados a doarem 1 kg de alimento, contudo a doação não é obrigatória.

SEM COMENTÁRIOS